domingo, 20 de novembro de 2011

Administrando empresa com rede de computadores (Estudo de caso)

*Conceito de Rede de computadores
           O conceito de  rede de computadores consiste em uma interligação de dois ou mais computadores além de outros dispositivos entre si a fim de poderem compartilhar recursos lógicos (Software) e físicos (Hardware), como por exemplo dados, impressoras, mensagens (e-mails), entre outros.
                             
*Vantagens das redes:
  • Permitir acesso simultâneo a programas e dados importantes.
  • Permitir às pessoas compartilhar dispositivos periféricos.
  • Facilitar o processo de realização de cópias de segurança (backup).
  • Agilizar as comunicações pessoais com o correio eletrônico.
*Algumas das classificações de rede:
- Extensão geográfica:
          Redes locais podem ser definidas como uma rede de computadores de qualquer variedade, localizados relativamente perto um do outro e conectados por uma ligação sem fio. Uma rede local pode consistir em apenas dois ou três computadores conectados entre si para compartilhar recursos, ou pode incluir várias centenas de computadores. Qualquer rede que exista dentro de um único prédio, ou mesmo em um grupo de prédios próximos, é considerada uma rede local.
         

        Rede de Área Metropolitana, também conhecida como MAN, é o nome dado às redes que ocupam o perímetro de uma cidade. São mais rápidas e permitem que empresas com filiais em bairros diferentes se conectem entre si.

          

 A WAN, rede de longa distância, também conhecida como Rede geograficamente distribuída, é uma rede de computadores que abrange uma grande área geográfica e que estáo separadas eográficamentes distantes como por exemplo em dois países.
         A Ethernet pode ser definida como uma tecnologia de interconexão para redes locais (LAN) e esta baseada no envio de pacotes. Ela define cabeamento e sinais elétricos para a camada física, e formato de pacotes e protocolos para a camada de controle de acesso ao meio (Media Access Control - MAC) do modelo OSI.
Vantagens da Ethernet:
·         Enorme popularidade da tecnologia;
·         Baixo custo de implementação, treinamento e manutenção;
·         Alta velocidade e alta performance;
·         Atualização tecnológica constante;
·         Facilidade de interconectividade e acesso remoto;
·         Capacidade de alavancar tecnologia comercialmente barata;


-Algumas das Topologias de rede:
          A Rede em anel, consiste em estações conectadas através de um circuito fechado, em série, formando um circuito fechado (anel). O anel não interliga as estações diretamente, mas consiste de uma série de repetidores ligados por um meio físico, sendo cada estação ligada a estes repetidores;
        

         A Rede em barramento é uma topologia de rede em que todos os computadores são ligados em um mesmo barramento físico de dados. Apesar de os dados não passarem por dentro de cada um dos nós, apenas uma máquina pode “escrever” no barramento num dado momento;
        
            

         A Rede em estrela, toda a informação deve passar obrigatoriamente por uma estação central inteligente, que deve conectar cada estação da rede e distribuir o tráfego para que uma estação não receba, indevidamente, dados destinados às outras.
          
          O cabo coaxial é um tipo de cabo condutor usado para transmitir sinais. Este tipo de cabo é constituído por diversas camadas concêntricas de condutores e isolantes, daí o nome coaxial.
          



           A fibra óptica é um pedaço de vidro ou de materiais poliméricos com capacidade de transmitir luz. Tal filamento pode apresentar diâmetros variáveis, dependendo da aplicação, indo desde diâmetros ínfimos, da ordem de micrômetros (mais finos que um fio de cabelo) até vários milímetros.




*Alguns Hardware de rede:
          
  

         Hub ou concentrador é o processo pelo qual se transmite ou difunde determinada informação, tendo como principal característica que a mesma informação está sendo enviada para muitos receptores ao mesmo tempo. Este termo é utilizado em rádio, telecomunicações e em informática.
          

           Comutador ou switch é um dispositivo utilizado em redes de computadores para reencaminhar módulos entre os diversos nós. Possuem portas, assim como os hubs e a principal diferença entre um comutador e um concentrador, é que o comutador segmenta a rede internamente, sendo que a cada porta corresponde um domínio de colisão diferente, o que significa que não haverá colisões entre os pacotes de segmentos diferentes diferentemente a dos concentradores, a qual as portas partilham o mesmo domínio de colisão.
Roteadores são dispositivos que operam na camada três do modelo OSI de referência, sendo que a principal característica desse equipamento é selecionar a rota mais apropriada para encaminhar os pacotes recebidos, ou seja, escolher o melhor caminho disponível na rede para um determinado destino.
Estudo de caso

          Estudo de caso sobre empresa Devry Brasil (Grupo de Ensino Superior), em um dos seus Campus  localizado na Avenida Luis Viana Filho, Salvador-Bahia-Brasil, sendo a Faculdade Ruy Barbosa e Área 1, no dia 27 de setembro de 2011, com o objetivo de analisar a rede de computadores do prédio. Segue abaixo as informações:


1. Topologia utilizada no Campus:

*Topologia em Estrela.

2. Quantidade de estações de trabalho e servidores:

*Estações - 665 aproximadamente;
*Servidores - 27 aproximadamente.

3. Identificação de equipamentos inter-redes (hub, switch, roteador e repetidor):

* Switch - 28 aproximadamente;
* Roteadores - 03.

4. Identificação de SO e SOR:
  • Windows XP;
  • Windows 7;
  • Windows Sever;
  • Debian;
  • Ekaaty.


5- Identificação dos meios de comunicação ( cabo coaxial, par trançado, fibra, sem fio):
   
*É utilizado par trançado em praticamente todo o prédio.

*É utilizado a fibra óptica para o Link do provedor para o prédio.

*É utilizado a conexão sem fio em todo o prédio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário