domingo, 20 de novembro de 2011

Benefícios da Internet, Intranet e Extranet para a Contabilidade


A importância da informática na profissão contábil
       
             A informática atualmente é fundamental em todos os segmentos da sociedade. Por outro lado, a contabilidade é um segmento que não vive sem a ajuda dos computadores e, hoje percebe-se um investimento crescente nas organizações em softwares e hardwares ligados à área contábil.

            As grandes empresas e os escritórios de contabilidade adotam fortemente a informática como ferramenta de trabalho. Já não se admite mais os antigos métodos da escrituração contábil feito a mão. Com a grande concorrência, as empresas de contabilidade investem na informática para oferecerem um serviço mais rápido e de melhor qualidade.

            A informática permitiu uma mudança sensível na atuação do profissional contábil. Antes este perdia muito tempo com lançamentos e com isso estava mais sujeito a erros inadimensíveis nos dias atuais.

            Graças ao computador, o contador esta mais para um analista de contabilidade. Isso se deve ao fato de que os softwares fazem de tudo dentro do departamento de contabilidade, dentro de uma empresa ou em um escritório de contabilidade. Assim o profissional dedica mais tempo a leitura pertinente à área contábil e consegue executar um trabalho mais preciso e seguro em um intervalo de tempo menor. 


A vantagem do uso da informática na contabilidade
             As vantagens do uso da Informática na área contábil são vastas e positivas, evidenciando que as informações contábeis não podem ser mais escrituradas de forma manual e mecânica, reflexo do baixo custo dos computadores e dos sistemas informatizados, a lista abaixo destaca as principais:

1. Aumento da produtividade;

2. Melhoria da qualidade dos serviços;


3. Mais estímulo para os profissionais da área;


4. Facilidade para leitura prévia de relatórios;


5. Atendimento as exigências dos órgãos quanto ao cumprimento de prazos;


6. Facilidade de acesso às informações da empresa;


7. Maior segurança das informações;


8. Menos espaço físico nos ambientes de trabalho;


9. Guarda dos arquivos em disquetes.

Internet
              Internet pode ser definida como, uma gigantesca rede mundial que interliga computadores de todos os tipos e capacidades através de linhas de comunicação (telefone, canais de satélite, entre outros) utilizando um conjunto de regras específicas para computadores chamados de protocolos.
             Para que todos os computadores conectados a Internet possam trocar informações, eles precisam utilizar uma linguagem comum, essa linguagem é formada por dois componentes: TCP (Protocolo de Controle de Transmissão)  e o IP (Protocolo de Internet). Conjuntamente, esses componentes são conhecidos como o protocolo TCP/IP.












Tendências tecnológicas: Internet e a contabilidade
           
             A contabilidade produz informações adequadas, transporta até o destino certo em tempo oportuno. Enquanto a informática processa os dados e os transforma em informações, que são geradas a quem se destina.
         
            Assim, constata-se a forte ligação entre essas duas ciências e nesse caminho analisaremos a interação da contabilidade com uma das tecnologias disponibilizadas atualmente pela informática: A Internet.

             Como todas as profissões, a contabilidade vem sofrendo impacto das novas tecnologias vivenciadas na atualidade, principalmente a influência da Internet.

             É inevitável o impacto da Internet no cotidiano de todos. Facilmente são notados seus benefícios em todas as áreas profissionais que são impulsionados a utilizarem essa tendência tecnológica.

              A contabilidade é uma das profissões que fortemente se aproveita dessa importante ferramenta. Cabe aos contabilistas, confirmar sua importância perante a sociedade, reafirmar o seu papel, utilizando a Internet de forma eficiente, mostrando que essa aliança além de fortalecer o profissional, contribuirá para o enriquecimento das informações geradas na área contábil.
 
Influência da Internet na Contabilidade

              Através da internet mesmo pequena empresas são acessáveis a partir de qualquer lugar do mundo. O custo de estar presente é infinitamente menor do que aquele envolvido em uma operação convencional, com escritórios de representação espalhados pelo mundo. Além disso, a internet permite acesso 24 horas, todos os dias, sem problemas com fusos horários ou feriados locais, por exemplo, (o que em tempos de globalização é altamente salutar), motivando diversas empresas a divulgar e vender seus produtos e serviços pela rede. Diversas empresas estão adotando meios eletrônicos de troca de informações, com o auxílio da internet, integrando seus fornecedores e distribuidores de maneira dinâmica e com baixo custo operacional. Dessa forma, os pedidos dos clientes a uma loja podem gerar uma ordem de compra para um distribuidor, o qual repassa suas pendências para o fabricante. Este, por sua vez, com base em uma programação de produção, informa eletronicamente os fornecedores de matérias-primas sobre suas necessidades futuras. Nesse intervalo, empresas de transporte são abastecidas com informações sobre mercadorias, locais e prazos de entrega. Isso promove uma economia de escala e de estoques, pois fica mais fácil direcionar a produção o mais rápido possível para os consumidores finais.             

              Dentre as possibilidades do uso da internet pelos profissionais contábeis, estes podem utilizar-se da rede para fazer downloads (baixa de arquivos ou programas) utilizáveis no seu dia-a-dia. Com isso, por exemplo, podem enviar declarações de imposto de renda pessoa física à Secretaria da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br), procedimento que vem crescendo significativamente nos últimos anos. Além disso, obter informações ou estatísticas que podem auxiliar seus clientes e a si próprios, nos diversos sites de órgãos públicos e entidades direta ou indiretamente relacionadas com a profissão contábil. Para aprimorar seus conhecimentos, o profissional contábil pode utilizá-la para pesquisas bibliográficas em publicações nacionais e estrangeiras ou em consultas a bibliotecas virtuais, como a biblioteca inserida no home Page do Conselho Federal de Contabilidade (www.cfc.org.br).

             Em termos de relacionamento com os consumidores de serviços contábeis, há a possibilidade de interação de computadores do profissional contábil e seus clientes, via internet, com a finalidade de participar de tomadas de decisões ou prestar orientações, independentemente da localização de ambos.
Intranet
             Intranets são redes corporativas que utilizam tecnologia e infra-estrutura de internet, sendo que tem como principal objetivo a centralização das informações internas da empresa, com o intuito de estas informações poderem ser facilmente acessadas e compartilhadas por pessoas autorizadas, de qualquer departamento da empresa.
            
            
            A porta de acesso da intranet é um endereço de internet que pode ser acessado pelos integrantes da empresa mesmo que estes estejam em localidades distantes.


Os benefícios da Intranet:


1. Acesso global, pois uma Intranet dissolve todas as fronteiras geográficas e departamentais. Qualquer usuário com uma linha telefônica, um laptop, um modem e uma senha pode acessá-la;

2. Um gerenciamento de dados poderoso - Recuperação, pois com o uso e gerenciamento de informações complexas e aplicações complicadas são possíveis, por meio da habilidade da Web (Teia) de manejar mais usuários e dados que qualquer outra rede na história;

3. Fácil de usar, pois qualquer pessoa com um browser para a Internet (tal como Netscape e Microsoft Explorer) pode utilizar uma Intranet porque a interface universal é a mesma para ambos, uma das tecnologias web mais fundamentais é o hiperlink. Ele permite aos usuários navegar facilmente e encontrar informações apenas clicando em uma palavra ou gráfico;

4. Custo acessível, pois as aplicações web são de custo muito baixo, tanto na compra inicial e treinamento como no desdobramento. Eles custam muito menos que a maioria dos outros sistemas de comunicação e workgroups;


A intranet proporciona a uma empresa também:

1. Interligação de unidades e departamentos, mesmo que fisicamente separados;

2. Diminuição de custos com telefonia, envio de correspondências, impressão de documentos etc.;

3. Aumento de produtividade dos funcionários que passam a acessar informações com facilidade e imediatamente;

4. Aumento de eficiência administrativa e diminuição de erros operacionais devido ao rápido acessam as informações disponibilizadas com exatidão;

5. Facilidade e baixo custo para publicação de treinamentos, informativos, circulares e etc.;

6. Fácil e imediata distribuição de documentos, vídeos de treinamento, promocionais e etc.;

7. Facilidade para divulgação interna de seus produtos e serviços;

8. Aumento da segurança a informações e documentos, que com a intranet passam ser protegidos, diminuindo e evitando a circulação de documentos impressos de mão em mão;

9. Facilidade para realização de pesquisas de opinião;

10. Racionalização de rotinas e processos internos;

11. Criação de um valioso patrimônio cultural da empresa;

12. Criação de um ambiente corporativo dinâmico e organizado;

13. Criação de uma forte identidade corporativa.

Benefícios da Intranet para a Contabilidade:

1. Mostrar como estão sendo aplicados os recursos financeiros se há algum ponto de escape com gastos exagerados;

2. Mostrar o grau de endividamento da empresa e conseqüentemente sua saúde financeira;

3. Mostrar a idade média dos equipamentos através do custo de depreciação, sendo um indicador do momento certo para reinvestir;

4. Mostrar o fluxo de caixa e como anda o capital de giro indispensável para a manutenção da produção;

5. É um ótimo sinalizador para definir onde alocar novos investimentos;

6. Finanças e Contabilidade;

7. Suporte a contas a pagar/receber;

8. Fazer Orçamento;

9. Folha de pagamento;

10. Administração de Patrimônio;

11. Sistema de Requisições;

12. Relatórios de despesa;

13. Relatórios financeiros;

14. Planejamento e acompanhamento de resultado financeiro;

15. Políticas e procedimentos.



Extranet
           Uma Extranet pode ser definida como uma parte de uma ou mais Intranets organizacionais que tenham sido expandidas pela Internet, ou seja, comunica-se pela Internet. Exatamente como as redes anteriores, também utiliza-se o protocolo (HTTP), tendo por conseqüência a facilidade de troca de conteúdos que a WWW e uma Intranet tem. Sua característica principal é permitir que diferentes Intranets permitam acesso entre seus usuários internos bastando que cada gerente das Intranets configurem mutuamente as autorizações de acesso por grupo de usuários ou individualmente com identificação do usuário e criação de senhas de acesso.

           A extranet seria uma extensão da intranet. Funciona igualmente como a intranet, porém sua principal característica é a possibilidade de acesso via internet, ou seja, de qualquer lugar do mundo você pode acessar os dados de sua empresa. A idéia de uma extranet é melhorar a comunicação entre os funcionários e parceiros além de acumular uma base de conhecimento que possa ajudar os funcionários a criar novas soluções.

            Por se tratar de uma evolução da aplicação dos conceitos de Internet e intranet, uma boa maneira de entender extranets é fazendo-se a seguinte comparação: Uma extranet requer segurança e privacidade. E isso pressupõe administração de servidores de firewall, a emissão e uso de certificados digitais ou meios semelhantes de autenticação de usuário, encriptação de mensagens, e o uso de redes privadas virtuais (VPNs).


 As empresas podem usar uma extranet para:

1. Vender produtos e serviços;

2. Permitir a realização de pagamentos eletrônicos;

3. Permitir o acompanhamento (tracking) de pedidos;

4. Integração de processos com vendedores e fornecedores;

5.Trocar grandes volumes de dados usando aplicações web EDI (Electronic Data Interchange);

6. Colaborar com outras empresas em esforços de desenvolvimento em comum;7. Desenvolver e usar juntamente com outras empresas programas de treinamento;

8. Compartilhar notícias de interesse comum exclusivamente com empresas parceiras.

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