sábado, 12 de novembro de 2011

Como Criar uma Empresa (Sistemas de Gestão de Projetos).

        
         A CRAJ Administradora de Condomínios é uma empresa fictícia criada por um jovem estudante do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Ruy Barbosa, Salvador-Bahia-Brasil, com intuito de mostrar quais os passos para criação de uma empresa, principalmente em administração de condomínios.
         Para criação de uma empresa se faz necessário elaborar um projeto, através de um conjunto de ações a empreender a fim de responder a uma necessidade definida em prazos fixados. Assim, um projeto é uma ação temporária com início, meio e fim, mobilizando recursos identificados como (humanos, materiais e tecnológicos) durante a sua realização.
         Na gestão de projeto, para a criação de uma empresa se faz necessária algumas ferramentas, e uma delas é o MS Project.


          Tabela de Tarefas


       
      

     

 
         A ferramenta utilizada é o MS Project, que pode ser definido como um software de Gerenciamento de Projetos desenvolvido pela MICROSOFT Corporation, constituindo-se uma das ferramentas mais utilizadas pelo mercado em função dos recursos de gerenciamento que oferece e da facilidade operacional, além de ser uma ferramenta que permite aumentar a eficácia e a produtividade em torno do controle das atividades do projeto.
         Monitorar as etapas acompanhando o projeto com o uso do Microsoft Office Project é essencial.  Microsoft Office Project  foi projetado para calcular automaticamente e recalcular todo o escopo do projeto baseado nas informações novas ou revisado sobre a qualidade, o prazo e os recursos. Gerir essas previsões de maneira a facilitar o trabalho de todos os envolvidos é ponto chave de um projeto bem sucedido. Com essa ferramenta, são fácil representar em dados e gráficos, os planos atuais e mudanças de modo que os gerentes e os membros da equipe possam fazer de forma eficaz o exame da ação a ser tomada.
          A Microsoft Office Project  foi desenvolvida de modo a facilitar o uso e as ferramentas poderosas o ajudam a manter o plano do projeto com sucesso, seja ele grande ou pequeno, também essa ferramenta não permite criar simplesmente um plano de projeto, mas ver o projeto através do ciclo de vida do mesmo, envolvendo o planejamento, a execução e colaboração.
         Com a ferramenta MS Project é possível criar facilmente as dependências da tarefa no projeto da CRAJ Administradora de Condomínios, que são denominadas também como relacionamentos das atividades. Os tipos de dependências que podem ser estabelecidas incluem seqüencial, paralelas e sobreposição. Uma vez que os relacionamentos da tarefa são estabelecidos conjuntamente com estimativas da duração. 
         A ferramenta MS Project  permite que sejam controlados os recursos definindo recursos do projeto e a informação relacionada em um modo de exibição ou em uma janela separada. Por sua vez, a ferramenta da atribuição do recurso do projeto de Microsoft é usada para adicionar recursos às tarefas, incluindo recursos múltiplos a uma única tarefa ou recursos múltiplos às tarefas múltiplas.
         O uso da ferramenta MS Project nesse projeto possibilita que as tarefas fiquem mais organizadas, através da listagem por ordem, pois essas tarefas contêm datas estipuladas com início e fim, além de perceber que muitas das tarefas dependem de outras tarefas para serem concluídas. De maneira geral essa ferramenta mostra detalhadamente cada nome da tarefa, duração, início, término, predecessoras e nomes dos recursos.

   Gráfico de Gantt



            O diagrama de GANTT ou Gráfico de GANTT é um instrumento que faz parte do MS Project, que permite modelar a planificação de tarefas necessárias para a realização de um projeto e foi  inventado em 1917 por Henry L. GANTT.
             O Gráfico de Gantt é um gráfico de barras que ilustra o cronograma de um projeto, ilustrando as datas de início e fim de níveis sumários (Estrutura Analítica de Projeto - EAP) e atividades que compõem o cronograma, sendo que mostram também os relacionamentos de dependência entre atividades, isto é, a rede de precedência. Os Gráficos de Gantt podem ser usados para mostrar o status atual da programação de um projeto.
            Gráfico de Gantt - Atividade de começo e fim da tarefa, datas e durações previstas. O Gráfico de Gantt é o formato de exposição padrão do Microsoft Office Project. Essa ferramenta é sem dúvida muito importante para elaboração de um projeto, portanto é indispensável a não utilização desse recurso em um projeto.
          
 Diagrama de Rede


          

             Diagrama de Rede é outro recurso do MS Project, e que tem sua grande valia para um projeto o de criação de empresa também, portanto usufruir desse recurso com certeza o projeto será bem gerenciado, até por que facilita muito em vários aspectos, como o controle de tarefas.
             O Diagrama de Rede tem como objetivo mostrar as caixas da tarefa. Alinhadas, indicam a hierarquia das tarefas e representam mais claramente dependências entre tarefas, também mostra a precedência entre as tarefas (este diagrama pode ser chamado também de Diagrama de Precedência).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário