domingo, 20 de novembro de 2011

Sistema de Informação Gerencial (SIG) - Contabilidade

          O SIG pode ser definido como dispositivos que suprem os gerentes e os tomadores de decisão com informações para ajudá-los a alcançar as metas da organização, gerando relatórios diversos. Ele gera produtos de informação que apóiam muitas das necessidades cotidianas de tomada de decisão de gerentes de empresas. Relatórios, telas e respostas produzidas por esses SI fornecem informações que os gerentes especificaram de antemão para o adequado atendimento de suas necessidades de informação. Esses produtos de informação predefinidos satisfazem as necessidades de informação dos administradores dos níveis operacional e tático, que encontram tipos mais estruturados de situações de decisão.

- Características de um SIG:

·     Geram relatórios com formatos fixos e padronizados;
·     Produzem relatórios impressos e em tela;
·     Usam dados internos armazenados em computador;
·     Permitem que usuários finais façam seus próprios relatórios personalizados;
·     Requerem pedidos formais dos usuários.

- Benefícios do SIG para a CRAJ Administradora de Condomínios:

·    Redução de custos nas operações;
·   Melhoria no acesso às informações com relatórios precisos e rápidos, com menor esforço;
·    Melhoria na produtividade e nos serviços realizados e oferecidos;
·   Melhoria na tomada de decisões, com fornecimento de informações mais rápidas e precisas;
·    Estímulo de maior interação entre os tomadores de decisão;
·    Fornecimento de melhores projeções dos efeitos das decisões;
·    Melhoria na estrutura organizacional, para facilitar o fluxo de informações;
·    Redução do grau de centralização de decisões na empresa e;
·    Melhoria na adaptação da empresa para enfrentar os acontecimentos não previstos.

- Áreas de aplicação dos SIG:

·     SIG de Marketing;
·     SIG Industrial;
·     SIG de Recursos Humanos;
·     SIG Financeiro.

- Sistemas de Administração Financeira (Contabilidade):

            São baseados no computador apóiam os gerentes financeiros nas decisões relativas ao financiamento de uma empresa e à alocação e controle de recursos financeiros na empresa.

As principais categorias de sistemas de administração financeira incluem:

*Administração de Caixa - Coleta informações, em tempo real ou em uma base periódica, sobre todos os recebimentos e desembolsos de caixa de uma empresa. Os sistemas de administração de caixa:

·    Permitem às empresas depositarem ou investirem mais depressa os fundos em excesso e, com isso, aumentarem a renda gerada por fundos depositados ou investidos;

·    Produzem previsões diárias, semanais ou mensais de recebimentos ou desembolsos de dinheiro (previsões de fluxo de caixa) que são usadas para identificar futuros déficits ou excessos de caixa.

*Administração de Investimentos On-line - Muitas empresas investem seu excesso de caixa em títulos negociáveis de baixo risco em curto prazo ou em alternativas de maior retorno e risco, de forma que a receita do investimento possa ser obtida até que os fundos sejam requeridos. Os serviços on-line de administração de investimentos:

·    Ajudam o gerente financeiro a tomar decisões de compra, venda ou retenção para cada tipo de título de forma a desenvolver uma composição ótima de títulos que minimize riscos e maximize receitas de investimento para a empresa.

*Orçamentos de Capital - O processo de orçamento de capital envolve a avaliação da rentabilidade e impacto financeiro de propostas de dispêndios de capital. Esta aplicação faz uso intenso de modelos de planilha eletrônica que incorporam a análise do valor atual dos fluxos de caixa esperados e a análise de probabilidade de riscos para determinar a ótima combinação de projetos de capitalização para a empresa.

*Previsão e Planejamento Financeiros - Uma diversidade de pacotes de previsão financeira fornece técnicas analíticas que resultam em previsões econômicas ou financeiras de condições econômicas locais e nacionais, níveis de salários, níveis de preço e taxas de juros.
            Os sistemas de planejamento financeiro utilizam modelos de planejamento financeiro para avaliar o desempenho financeiro presente e projetado de uma empresa ou de uma de suas divisões ou subsidiárias. Os sistemas de planejamento financeiro:

·    Ajudam a determinar as necessidades financeiras de uma empresa e analisam métodos alternativos de financiamento do negócio;

·    Utilizam previsões financeiras relativas à situação econômica, operações empresariais, tipos de financiamento disponíveis, taxas de juros e preços de ações e obrigações para desenvolver um plano ótimo de financiamento para a empresa;

·    Usam pacotes de planilhas eletrônicas para montar e manipular modelos;

·    São utilizados para responder situações hipotéticas e perguntas relativas à busca de objetivos para avaliar alternativas de financiamento e investimento.

- O Sistema de Informação Contábil é um dos componentes do sistema de informação gerencial (SIG, em linguagem da TI ou tecnologia da informação). Em geral deverá ser composto das seguintes partes (ou módulos):
  • Contabilidade geral que esta direcionada ao registro contábil nos moldes do padrão internacional, com o foco nos itens monetários de Balanço (Contabilidade financeira). Pode disponibilizar trabalhos adicionais como a elaboraçãode fluxo de caixa, planilhas de empréstimos, cálculo de juros, etc.);
  • Contabilidade patrimonial que esta direcionada a informação para a gestão dos chamados itens não monetários do balanço: contas do Ativo Permanente e do Patrimônio Líquido, cálculo da Depreciação, Reavaliação, etc;
  • Contabilidade de custos que esta integrada a movimentação dos almoxarifados e direcionada a informação sobre a apropriação e os rateios contábeis dos custos e despesas;
  • Contabilidade gerencial que é informação para a gestão administrativa com ênfase nas análises financeira e econômica (esta última principalmente em relação aos custos e investimentos), conversão em moeda estrangeira, consolidação de balanços, etc;
  • Controladoria que esta integrada aos Orçamentos de curto-prazo, e direcionadas às informações dos chamados itens controláveis do Balanço;
  • Contabilidade Estratégica que esta integrada aos Orçamentos e Programas de Longo-Prazo, direcionadas `a informação para a chamada Gestão Estratégica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário